22 de jan. de 2008

Os Perus Sonoros

Aqui vai um post que deveria ter sido escrito há mais de três meses atrás, e que me deu coragem de escrever agora pq fui cobrada! :p

Buzzcocks

O Wikipedia diz:
Os Buzzcocks são uma banda britânica de punk rock, formada em Manchester, em 1975, por Peter McNeish (vocais, guitarra), Howard Traford (vocais), Steve Diggle (baixo), Garth Smith (baixo e bateria) e John Maher (bateria).

O whiplash.net diz:
The Buzzcocks é uma das bandas punk mais populares e certamente uma das mais influentes. Diferente da revolta política muito em voga em bandas como os Sex Pistols, Pete Shelley escreve letras angustiadas, às vezes engraçadas, sobre amor com a perspectiva típica dos adolescentes. A banda por sua vez entrega o recado com intensidade, velocidade e fúria em canções melodicamente pop de no máximo três minutos, soando quase como um cruzamento entre os Sex Pistols e os Monkees.

Eu digo:
É FODAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para quem não sabe, eu explico: o tal Howard Trafford, citado no trecho do Wikipedia, é o Devotinho. Com todo o meu amor pelo Magazine é claro que me interessei por sua primeira banda, essa tal banda punk que só conhecia por nome. Então perguntei à uma amiga "hey, Buzzcocks é legal?", no que ela respondeu "sim, é punk fofo". Eu, na minha curiosidade de descobrir o que seria um "punk fofo", fui atrás. Baixei as músicas da época do Devoto, que saiu da banda antes mesmo do lançamento do primeiro álbum. Gostei, mas era bem cru, nada de fofo. Demorou um pouco para eu ter a oportunidade de baixar álbuns da banda sem a participação do Devoto. O primeiro que baixei foi o Love Bites, de 1978:


E os nomes das músicas: Love is Lies, Just Lust, e o clássico da banda, de nome curtinho, Ever Fallen In Love (With Someone You Shouldn't've). E pronto. Eu já estava apaixonada!
Era exatamente o que tinham me dito, um "punk fofo". Energético, melódico, vibrante, letrinhas jovens, fofas, pervertidas (Orgasm Addict foi banida na BBC e tudo) e não-politizadas (sim, continuo alienada como sempre), totalmente pop, e o melhor de tudo: MUITO inglês! A voz fofa e o sotaque do Pete me derrubam!
Baixei os outros discos e tudo só melhorou!
A banda acabou em 1981, mas existe hoje em dia. Voltaram no final dos anos 80, e o pouco que conheço do trabalho recente não me agradou muito. Estou absolutamente apaixonada pelos 4 álbuns lançados há 30 anos atrás. A New Music In A Different Kitchen, Love Bites, A Different Kind Of Tension, e a coletânea de alguns singles e músicas não lançadas em álbuns oficias, o clássico Singles Going Steady!

O ápice do meu amor pela banda aconteceu no últimos meses do ano passado. *Ápice do amor de Ana Paula por uma banda: ouvir a banda 25 horas por dia, 8 dias por semana.
Ainda é a banda que mais estou ouvindo, mas já consigo ouvir outras coisinhas. :p

Fotinho favorita:


*Ah, e o Shelley tem um quê de bi. Assim como o Devoto. Assim como o Draper. Eu continuando a me apaixonar por carinhas estranhos de orientação sexual confusa. Ai ai...
(aliás, o sobrenome Shelley não é de verdade. Seria o nome que os pais do Pete dariam à ele se ele tivesse nascido menina). :D
*Uma última coisinha: o título do post é uma alusão à tradução do filme Control, que assisti há algumas semanas atrás. Quando falavam de The Fall, escreviam "A Queda". Quando se referiam ao Buzzcocks...
O nome foi tirado de um programa de televisão, se não me engano. Mas acabei de descobrir que: "Buzzcocks - Gíria Inglesa para vibradores."

Como amo esses caras!

8 comentários:

tatiana disse...

Ai ai o amor!
Adoro o jeito "emo chorão" de cantar em "Everybody's Happy Nowadays". Hahaha.

"A banda acabou em 1981, mas ainda existe até hoje" ficou estranho. Hahahah :P

Ana disse...

"emo chorão"? ¬¬

ficou estranho mesmo. tanto que tentei consertar antes mesmo de ver seu comentário. hahah, não melhorou muito, mas enfim, dá pra entender. :p
edito meus posts durante semanas após publicado. =S

tatiana disse...

VC MUDOU O TITULO DO BLOG!!!!!!

Eu adorava Everyone wants to be found!!!!

Ana disse...

talvez eu volte com ele um dia.
tava cansada dele já.

Cristina disse...

Mais uma banda que eu só conheço de nome. Preciso ampliar meus horizontes...
beijo!

Ana disse...

Bah, até hoje não sei se o nome do Devoto é Howard Trafford ou Howard Trotter. que saco.

Srta. Tuppence Beresford disse...

Nhé. Comentei de montão aqui mas deu pane e perdi tudo! Grrr...

Às vezes faço umas associações que nunca sei se são viagem minha ou se fazem sentido. Que bom que vc entendeu o "punk fofo", que não é de jeito nenhum pejorativo. É um punk que só eles conseguem fazer de forma a ser honesto.

Não sabia que Buzzcocks é vibrador. Se bem que com cock no meio (ou melhor, no final, ou melhor, no meio mesmo - dos homens, ha ha /gotit) já dava pra deduzir. Mas Perus Sonoros é phoda.

E fizemos o caminho inverso uma da outra: primeiro conheci o Buzz para depois conhecer o Magazine. E apesar de primeiro achar que uma banda não tem nada a ver com a outra, logo depois vc vê que deep inside tem algo a ver sim! Deve ser o amor de Devoto e Shelley! ^^

/barney

Marianna

Lady Murphy disse...

Ei, não vai atualizar isso aqui não?!?!?!?!


Marianna