Acho que estou aprendendo a lidar com seminários. Quer dizer, não é para tanto. Nunca vou me sentir confortável em falar e expor idéias na frente de várias pessoas. Fato! Sempre vou ficar nervosa, suar frio, tremer, falar rápido e cortar milhões de coisas na hora em que eu estiver lá na frente. Mas acho que estou começando a melhorar. A verdade é que eu PRECISO melhorar, pq praticamente todas as disciplinas da UNEB exigem seminários. Tá, e as da UFBA também.
Minha nova tática é não levar nenhum resumo quando vou apresentar o trabalho. Fiz dois seminários assim, sem nenhum lembrete na mão, e eles foram bem melhores que o normal. Parece que sinto mais insegurança quando estou com um resumo-lembrete na mão. Estranho, né?
Enfim, confesso que sou boa em uma coisa: decorar. Quando vou fazer alguma apresentação, leio a minha parte e faço um resumo com os principais pontos. Isso já fixa o assunto na minha cabeça. Então leio e releio, e treino o modo como vou apresentar o tema.
Chego lá na frente, muito nervosa, e as pessoas percebem isso. Nem tento esconder. Pode ser até bom demonstrar nervosismo, assim talvez as pessoas prestem atenção no que você diz. Qualquer barulhinho, pessoas conversando ou saindo da sala me incomoda profundamente.
Aí eu escolho uma pessoa na sala para eu ter para quem olhar durante a apresentação. Já chego para a tal pessoa antes e digo: "olha, não converse, preste atenção, pelo menos quando eu estiver apresentando! por favor, só durante a minha apresentação!" Então a pessoa presta atenção, e apresento com o olhar fixo nela. Desvio de vez em quando.
Evolução!
Estamos aqui para isso!
.
novo link
Há 12 anos
3 comentários:
Eu também tenho vergonha, mas com uns 15 anos de prática (é sério), acho que já perdi 80% da vergonha de falar em público. O público não me intimida tanto assim, acho que consegui abstrair. Mas eu fico nervosa, claro, principalmente se for o primeiro dia de aula, essas coisas. A gente vai aprendendo, sempre. É pra isso que estamos aqui mesmo rs
beijo!
Muito obrigada, mas estou anos atrás de você. Se eu tentar seguir seu conselho aí, vou chorar na frente de todos e vai ser pior. Até com lembrete em mãos, dá branco. No próximo seminário eu vou fazer um resumo e ler. =/
Depois vou ser criticada, mas o importante é que me deixem terminar.
Tem duas semanas que começou um curso de teatro no Centro de Cultura e eu enrolei tanto que hoje era o último dia pra novos alunos e eu nem fui..... quando Roberta me conta como foi a aula, chega a dar um desespero. Medo mesmo. Amarelei.
Sua hermana.
Mas, por outro lado, eu hoje inventei um método de estudo. Num é um mééééétodo, mas....
Como só dormir não adianta, eu vou tomar muito café, todos os dias e vou tirar uma hora da minha noite ou mais um pouquinho pra estudar qualquer apostila. Pq sem café, eu só chego em casa querendo cama.
Postar um comentário