21 de ago. de 2007

Devota da Revista

Essa história de ir atrás das influências de suas bandas favoritas sempre me proporcionou agradáveis surpresas. O caso mais notável é o do Graham-Coxon-Amore-Mio, pois foi através dele que comecei a me interessar por Nick Drake, Syd Barrett, e outros artistas não tão amados por mim quanto esses dois últimos, mas que também adoooooro, como Bob Hund, que eu nunca teria conhecido se não fosse pelo Graham!
E já passou da hora de escrever sobre a mais nova agradável surpresa que apareceu em minha vida, e tudo graças ao Mansun: a banda do Howie D. e companhia, mais conhecida como Magazine!

Howard Devoto, apelidado carinhosamente por mim de Howie D, ou Howard Trafford (nome verdadeiro) era o vocalista da banda, mas também foi vocalista do Buzzcocks nas priscas eras. Após alguns meses no Buzzcocks, Howie D. deixou a banda e então formou o Magazine, lá em 1977. Não podia ter feito nada melhor! *-*
A banda lançou quatro discos, e três deles são clássicos absolutos (exagero? nem acho)! Isso me leva a pensar que o Devoto tem alguma coisa de gênio...afinal, o Magazine ERA o Devoto! Ele foi o único integrante que sempre esteve com a banda, ele e o baixista Barry Adamson, além de ser o líder, vocalista, compositor, e essas coisas todas. A banda era a cara dele! Uma cara muito estranha, até assustadora, de cabecinha careca e voz às vezes de padre, às vezes de puro punk 77, às vezes afinada e gostosa de se ouvir (uma "voz teatral", como disse a Mari).
E os discos...ah, os discos...


Real Life (1978)


Primeiro disco, ainda com muita influência do punk da época, mas já recheado de tecladinhos. Um disco meio intrigante, pq SÓ TEM música foda! Caralho!
Erm, bom, é nele que se encontra o maior sucesso da banda (se assim podemos chamar), a música "Shot by Both Sides", com riff emprestado do Pete Shelley, da ex-banda do Devoto. Sacanagem a música que mais fez sucesso ser um tipo de parceria com um integrante do Buzzcocks! Fica parecendo que o Devoto não tinha talento suficiente. Doce engano! Aliás, o Mansun fez uma cover dessa música ao vivo, com o Chad cantando! ^^


Secondhand Daylight (1979)


Esse é mais difícil. Talvez por isso seja o meu favorito. Hahahah, pelo menos é o que mais ouço. Apareceu no "Top 12 Winter Albums" da revista Q, em 2000.
A primeira música da banda que me instigou está nesse disco. "As the day stops dead, at the place where we're lost/ I will drug you and fuck you on the permafrost". Um refrão desse cantado com uma voz cadavérica em uma música estranha não consegue passar despercebido. Mas o disco não é tão estranho assim. Algumas músicas, como "Talk to the Body" e "I Wanted your Heart", fariam qualquer um tirar os pés do chão.


The Correct Use of Soap (1980)


Esse eu demorei um pouco mais para gostar e me envergonho profundamente disso! :S
É uma coisinha linda!!! Acho que é o que mais estou ouvindo ultimamente. A voz do Devoto deu um pulo, até parece que ele fez aulas de canto. A verdade é que gosto de todas as vozes dele, mas nesse disco ela está mais "normal", aceitável para as pessoas. Talvez esse seja um dos motivos desse disco ser o mais elogiado da banda (esse e o Real Life). Ele é bem mais anos 80, mas nada de tecladinhos bobocas e letras manjadas (e olha que eu gosto de anos 80, hein). A banda é foda, musicalmente e liricamente. Por causa dessas diferenças de som de um disco para o outro é que a banda é rotulada de várias coisas diferentes: ora é "punk", ora é "pós-punk", ora é "new wave", ou simplesmente "pop"! Tudo tão lindo e rico! =~


Depois do "The Correct Use of Soap" o Magazine ainda lançou o disco ao vivo "Play", em 1981, e finalmente o último disco, "Magic, Murder and the Weather", em 1981. Esse último eu ouvi pouco, por isso não escrevi sobre ele, mas posso dizer que passa longe do brilhantismo dos três primeiros.
Então a banda acabou, o Howie D. lançou um disco solo não muito bom, e mais para o final dos anos 80 ele formou a banda Luxuria, que ainda não ouvi direito, mas o pouco que conheço não me chamou a atenção. Após o fim do Luxuria, Howie D. deixou o mundo da música para se tornar arquivista de fotos. O.o
Bom, mas é verdade que ele dá as caras de vez em quando, como na época em que compôs com Deus, ops, com o Paul dois b-sides do Mansun, "Railings" e "Everyone Must Win" (um dos melhores b-sides da banda!). Ele também já tocou com o Buzzcocks em 2005, lançou um disco com o Pete Shelley, e mais uma coisinha ou outra.

Agora a minha foto favorita do Howie, que infelizmente tem uma marca d'água idiota, mas é fofa! ^^
Tá tá, sei que cheguei ao fundo do poço ao me apaixonar por ele. Mas o quê o amor pela música não é capaz de fazer? =~



.

7 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Howie D. kicks ass!

Um absurdo vc não falar de The Great Beautician in the Sky! O máximo do vaudeville!... :P

Mas o Magazine é mto bom mesmo! Desde que soube que o Devoto era responsável em parte por dois dos melhores lados-b do Mansun que fiquei bem instigada! E ainda bem que vc me passou tudo isso, pq se dependesse da minha conexão... =/

beijo, devassa!

Mari

Anônimo disse...

Aliás, morri de rir com o "Devota da Revista", hahahahahaha...

/gotit (faz tempo que a gente não usa isso...:P)

Ana disse...

Cara, eu ÍA falar de The Great Beautician, justamente para mostrar como a banda era diversificada! :P Mas não queria estender muito a puxação de saco com os discos! :p

Anônimo disse...

Howie D. Não é o carinha do Backstreet Boys? :P

Não parei pra escutar Magazine ainda. Meus vícios impedem. Mas o que eu escutei, achei bacaninha.

Ana disse...

"bacaninha"...

¬¬

heheh

Cristina disse...

Eu me acho uma pessoa super desatualizada com relação à música. ¬¬
Vejo vc comentando dessas bandas (algumas nem são novas), ou o pessoal da lista britrock discutindo coisas que eu não faço a mínima idéia do que sejam... fora ver as listas do povo no last-fm...
Isso porque não tenho mais espaço pra guardar meus cds e meu hd tem 10gb de música (nem é muito rs).
beijo!

Cristina disse...

Tem coisa mais ridícula do que essa "verificação de palavras" pra postar o comentário? Não, né?
Vou tirar essa bagaça do meu blog...