1 de ago. de 2007

Harry e Eu: Uma História

Tudo começou em janeiro de 2002. Ou seria fevereiro? Enfim...eu estava passando as férias em São Paulo. Sempre que ia para SP eu aproveitava para fazer o que não podia fazer morando em Vitória da Conquista: comprar cd's e ir bastante ao cinema. E na hora de escolher os filmes que eu queria assistir me deparei com um tal de Harry Potter. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Bastante comentado, vai que é bom. Nem nunca tinha ouvido falar dos livros na época. Então eu fui, junto com a minha irmã e uma amiga nossa. Duas horas e meia depois eu estava apaixonada! Apaixonada pelo garoto com a cicatriz em forma de raio na testa? Envolvida pela trama? Maluca pelo sotaque inglês de todos os atores do filme? Whatever...

Pesquisei sobre o filme, sobre os livros, comprei revistas, revista-pôster, revista portuguesa, consegui os 4 primeiros livros emprestados e li cada um deles em questão de, no máximo, 3 dias, e até álbum de figurinhas eu comprei! Então, como todos os milhões de outros fãs da história, passei a aguardar ansiosamente o lançamento de um próximo filme e, principalmente, de um próximo livro.

Quando o quinto livro foi lançado, Harry Potter e a Ordem da Fênix, eu não tive paciência de esperar alguém me emprestar. Comprei o livro! Uma semana depois apareceu uma amiga minha com o livro na mão para me emprestar. ¬¬

O lançamento do sexto livro, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi em uma época complicada para mim. Era meu primeiro ano morando em Salvador e sem internet! O livro foi lançado mundialmente em julho de 2005, mas não tinha como lê-lo no computador. Tive que esperar o lançamento no Brasil, coisa que só aconteceu no final do mesmo ano. Algumas semanas antes disso, quando eu estava na fila do cinema para assistir ao quarto filme da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, uma colega deixou escapar o que acontecia no final do sexto livro...qual era o personagem que morria. Fiquei desesperada na hora! Dei um empurrão na garota, de tanta raiva e tristeza. Sem querer mesmo, puro impulso, ela até se assustou, e as outras pessoas que estavam na fila também. Meu personagem favorito morria! Quase chorei, sem nem mesmo ter lido o livro. Algum tempo depois consegui o livro emprestado. Então estava tudo acabado: ele morria, e o caminho para o lançamento do sétimo e último livro da série seria longo e pedregoso...

Ok, estou dramatizando demais! Normalmente eu até esquecia da existência do Harry Potter quando não tinha nenhum filme ou livro circulando por aí. Mas era só lançar um novo filme ou livro para o fanatismo voltar com toda força!

Com o sétimo livro (motivo para eu estar escrevendo um post sobre esse assunto) eu já estava ansiosa bem antes do lançamento, que foi no último 21 de julho. E nesse mesmo mês teve o lançamento do quinto filme, então foi filme e livro tudo ao mesmo tempo. Assisti ao filme primeiro (muito bom! talvez o melhor da série, e olha que o livro é o menos legal), e pretendo assistí-lo de novo, dessa vez legendado (eu estava em Conquista e no cinema de lá só estava passando dublado)!

Agora faltavam poucos dias. O último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, seria lançado daqui a pouquinho. Eu já tinha combinado com todos os meus amigos fãs da série para procurarmos o livro na internet assim que ele fosse lançado, em inglês mesmo. Não dava para esperar cinco meses pela tradução! Mas algo aconteceu: alguém deixou o livro vazar! Uma livraria vendeu os livros antes da hora, uns três dias antes do lançamento oficial, a distribuidora vai processar e tudo. Enfim...mais da metade do livro já estava na net antes mesmo do lançamento, e traduzido!!! Os sites sobre Harry Potter no Brasil são muito dedicados, começaram a traduzir o livro logo que este vazou! A tradução não é das melhores, é claro, mas dá pro gasto. E como!
Comecei a ler o livro na noite do dia 21, e terminei na noite do dia 23. Descobri agora pouco que o livro em inglês tem 784 páginas. Tive que ler alguns capítulos em inglês, pois não consegui pegar a tradução toda, estava sem net em casa e tal.
Foram dois dias sem tirar os olhos da tela do monitor, lendo o livro. Quando acabei já eram umas 2 da madrugada (faz exatamente uma semana isso), então fui dormir. Mas antes precisei sentar um pouco na cama para chorar e lamentar. Não conseguiria dormir sem antes parar para pensar em tudo o que tinha acabado de ler! Nas reviravoltas, nas mortes, no desfecho, no fato de ser o último livro! No meu novo personagem favorito, na vida e na morte miseráveis que ele teve...

Acabou-se a espera enfim.
E assim, minha vida se torna um pouco mais sem graça.



*By the way, hoje é o aniversário do Harry Potter! Quer dizer, ontem, 31 de julho, pois já passou da meia-noite. Pelas minhas contas, ele está completando 27 anos, ou 28. Agora saindo da magia e indo para o real, dia 31 também é o aniversário da J.K. Rowling! Completando 42 aninhos e com um bilhão de dólares na conta bancária! Heee le le!

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que tristeza esse post!

R.I.P. H.P.

/deos


Mari

Cristina disse...

Ana, lendo seu texto me deu uma vontade de pegar o livro (o penúltimo) que tá aqui pra ler... eu gosto de HP, mas já me interessei mais. Estou curiosa pra saber como acaba a história.
beijo!

Unknown disse...

oi,eu não consigo achar a tradução do 6º livro na internet
se alguém pude me mandar por favormanda pra esse email
ceciceca@hotmail.com
brigado